Estudantes do Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fiocruz Minas participaram da 1ª Jornada Nacional de Vocação Científica. O evento, realizado entre os dias 19 e 21 de agosto, no Rio de Janeiro, foi organizado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e reuniu alunos das diversas unidades da Fiocruz. Durante os três dias de encontro, os participantes puderam refletir e debater sobre as políticas públicas para jovens no Brasil e sobre a importância da iniciação científica na educação básica no país.
Do IRR, doze alunos participaram da jornada, sendo acompanhados pelas coordenadoras do Provoc, Danielle Silveira e Fabiana Lara. No decorrer do evento, os estudantes apresentaram seus trabalhos de pesquisa como bolsistas de Provoc, interagiram com os colegas de outros estados e souberam mais sobre pesquisas que estão desenvolvendo, conheceram o campus no Rio de Janeiro e sentiram-se ainda mais participantes e integrantes da comunidade da Fiocruz. Para os estudantes, foram momentos reflexão e aprendizado e também para criação de laços, trocas de experiência e diversão.
“Estar na Fiocruz é uma oportunidade única. São experiências incríveis que nos são proporcionadas, como a viagem ao Rio, que foi muito especial. Poder conhecer um pouco sobre o trabalho de outros estudantes, ter essa troca de conhecimentos e sempre nos divertindo muito. Foi uma viagem maravilhosa”, destaca a estudante Clara Raíssa do Prado Pêgo.
Para a aluna Nicoly Oliveira da Silva Vieira Vitorino, a viagem proporcionou criar conexões que ela pretende levar para a vida. “Minha experiência na viagem foi muito marcante e bastante inesperada! Foi muito interessante ver os outros estudantes na mesma intensidade, aquele sentimento de ver todo mundo se empenhando e interessado a falar do seu trabalho! Digo que a viagem me trouxe muitas conexões, conexões com os meus colegas e que agora quero levar pra vida e conexões em querer saber das outras pesquisas também. Espero que esse programa chegue para mais jovens e que possa ajudar mais pessoas na área da ciência, pois mudou muito meu ponto de vista e minha sede em querer procurar saber sobre as coisas”, disse.
Durante o evento, houve ainda o lançamento do site do Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia (OJC&T), plataforma de divulgação para jovens, pesquisadores e professores interessados em estudos sobre juventude e iniciação científica na educação básica. O Observatório também apresenta informações sobre o Provoc nas diversas unidades, dentre as quais, a Fiocruz Minas.
“Foi incrível ter a oportunidade de conhecer a Fiocruz no Rio, integrar-me com os estudantes do Provoc de outros estados, apresentar meu projeto desenvolvido ao longo do aprendizado adquirido, conhecer melhor o trabalho realizado em outras regiões e participar do lançamento do Observatório Juventude, Ciência & Tecnologia. Sou muito grato por ter feito parte dessa jornada científica, que me incentivou ainda mais a seguir minha carreira profissional na área da saúde”, destaca o estudante Isaque Lorenzo Mendes da Silva.
Av. Augusto de Lima, 1715 e 1520 Belo Horizonte, MG, CEP: 30.190-009
(31) 3349 - 7700 (Geral) - (31) 3349 - 7712 (Ambulatório)
Para imprensa: comunicacao.minas@fiocruz.br
Copyright ©️ | Todos os direitos reservados ao Instituto René Rachou Fiocruz Minas