Cristiana Brito assume direção da Fiocruz Minas em cerimônia marcada por compromisso com diálogo, equidade e fortalecimento do SUS

Com o auditório lotado, a Fiocruz Minas realizou, na última sexta-feira (27/6), a cerimônia de transmissão de cargo, que oficializa o início do mandato de Cristiana Brito na direção da unidade para o quadriênio 2025-2029. O evento contou com a presença de servidores, colaboradores, autoridades locais e representantes de instituições parceiras. A cerimônia também teve a participação do coral FioCantos de Minas e tradução em Libras, reforçando o compromisso com a inclusão e o cuidado com as pessoas, pontos centrais do discurso da nova diretora.

Abrindo os pronunciamentos, a diretora regional da Asfoc-MG, Érika Michalsky, destacou a importância do fortalecimento institucional e de uma gestão participativa. “Acreditamos na construção coletiva, na escuta ativa e no fortalecimento das práticas de gestão que promovam não apenas a excelência científica, mas também um ambiente institucional mais justo, inclusivo e democrático”, afirmou, destacando o comprometimento do sindicato com o diálogo e a cooperação com a nova diretoria.

Em seguida, o diretor que esteve à frente da unidade entre 2021 e 2025, Roberto Sena Rocha, relembrou a trajetória da Fiocruz Minas, ressaltando a relevância histórica da instituição, sua atuação em momentos críticos, como a pandemia de Covid-19, e a necessidade de manter a Fiocruz como uma instituição pública, socialmente referenciada e comprometida com o país. Ele também apontou os desafios futuros, como a necessidade de ampliar a cooperação internacional, investir na formação de profissionais, enfrentar as questões climáticas e definir uma agenda de pesquisa com foco na saúde das populações vulneráveis e nas emergências sanitárias.

“Este momento de passagem da direção do Instituto é uma oportunidade para valorizarmos a história, as conquistas e o trabalho de todos os que vieram antes de nós, mas também de abertura para o novo, da construção de um novo horizonte institucional”, afirmou. Roberto também agradeceu à equipe que o acompanhou durante a gestão, destacando a importância do trabalho coletivo para o fortalecimento da pesquisa, do ensino e da inovação.

Diretora- Em um discurso emocionante e firme, Cristiana Brito reafirmou seu compromisso com os princípios e valores do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a ciência voltada para melhorar vida das pessoas. “Assumo a diretoria com grande honra e responsabilidade, com o espírito de aprendizado contínuo e dialógico, comprometida com os valores do SUS e da ciência a serviço da vida”, destacou.

A nova diretora enfatizou que a prioridade será valorizar todas as pessoas da instituição, garantindo um ambiente livre de assédio e discriminação, com inclusão e acolhimento. “Como dizia o sanitarista Sérgio Arouca, o SUS é uma revolução, e a Fiocruz Minas deve estar na vanguarda dessa transformação, sendo cada vez mais acolhedora, diversa e participativa”, afirmou.

Cristiana também relembrou sua trajetória de 37 anos na Fiocruz Minas, ressaltando que a conquista da direção foi construída de forma coletiva, com escuta, coragem e afeto. Ela agradeceu às pessoas que já estiveram na direção, como Zélia Profeta e Roberto Sena, pela confiança em seu trabalho; a todas as pessoas que participaram da campanha, a colegas do grupo Biologia Molecular e Imunologia da Malária e a estudantes que estiveram sob sua orientação. Cristiana também fez uma menção especial a seus familiares, com destaque para os pais, irmãos e o filho, Gabriel, que tiveram um papel relevante em sua formação profissional e pessoal.

Cristiana lembrou que é a segunda mulher a ocupar a direção da Fiocruz Minas em 70 anos, destacando a importância das mulheres na ocupação de espaços de liderança. “Como bem disse Djamila Ribeiro, não basta estarmos em espaços de poder, é preciso transformá-los com a nossa presença. E é exatamente isso que pretendo fazer”, afirmou, destacando que sua gestão será pautada pela ética, ousadia e compromisso social.

“Quero trabalhar todos os dias para tornar a Fiocruz Minas uma referência nacional e internacional em pesquisa, ensino e inovação, honrando o passado e ousando construir o futuro. Viva a Fiocruz, viva o SUS e viva as mulheres!”, concluiu Cristiana.

Encerrando a cerimônia, o diretor-executivo da Fiocruz, Juliano de Carvalho Lima, destacou a importância do processo democrático de escolha dos dirigentes, ressaltando que a Fiocruz sobreviveu a períodos difíceis no país graças à sua governança participativa.

Juliano elogiou o trabalho realizado por Roberto Sena e destacou o compromisso de Cristiana Brito com a valorização das pessoas. “Saber agradecer é saber reconhecer que não somos nada sozinhos. O fato de você colocar as pessoas no centro do seu discurso mostra o que precisamos hoje: construir uma Fiocruz Minas e uma Fiocruz cada vez mais forte para o povo brasileiro”, afirmou, finalizando com a garantia de apoio institucional à nova diretora.

Um coquetel de confraternização, realizado no salão da Asfoc, finalizou a celebração deste novo ciclo.