O grupo de pesquisa Violências, Gênero e Saúde da Fiocruz Minas promove, no dia 2 de setembro, a mesa O Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios: diretrizes, implementação e desafios. O encontro será realizado às 9h, no auditório da Fiocruz Minas, que fica na Avenida Augusto de Lima, 1715, Barro Preto, Belo Horizonte/MG. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. As presenças devem ser confirmadas até o dia 18 de agosto, pelo formulário disponível no link: https://forms.office.com/r/jBiQcS2CvU.
O evento é voltado para pesquisadores, profissionais que atuam em redes de serviço de atendimento às mulheres, gestores, membros do poder legislativo, entre outras pessoas que trabalham com o tema. O objetivo é promover a troca de experiências e discutir estratégias para a efetivação do pacto, lançado pelo Governo Federal para fortalecer as ações de enfrentamento à violência letal contra mulheres. A atividade será um espaço de reflexão aprofundada sobre os principais pontos do documento, favorecendo o debate sobre suas diretrizes e a discussão de caminhos, possibilidades e desafios para sua efetiva implementação.
Entre as participantes confirmadas estão a secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres (Ministério das Mulheres), Estela Bezerra; a defensora pública de Minas Gerais, Samantha Vilarinho; a coordenadora do Observatório da Mulher contra a Violência do Senado Federal, Maria Teresa Prado; e a coordenadora do grupo Violência, Gênero e Saúde, Paula Dias Bevilacqua. A mediação será feita por Isabella Vitral, também integrante do grupo de pesquisa da Fiocruz Minas.
Além de aprofundar o debate sobre as diretrizes e desafios do pacto, a iniciativa busca fortalecer a articulação da rede de proteção e promover ações integradas para prevenção dos feminicídios no país.