Fiocruz Minas celebra 70 anos com programação especial

Para marcar seus 70 anos de história, a Fiocruz Minas realiza, entre os dias 26 e 28 de agosto, uma programação especial que inclui homenagens, encontros comemorativos e o reconhecimento de personalidades ligadas à instituição. As atividades celebram não apenas a trajetória da unidade, mas também sua contribuição para a ciência, a saúde e a sociedade brasileira.

As comemorações terão início no dia 26 de agosto, com um almoço dedicado aos servidores aposentados, às 12h, no salão da Asfoc, parceira neste evento. Em seguida, às 14h, a instituição presta uma homenagem à pesquisadora Alda Lima Falcão (in memoriam), em celebração ao seu centenário, no auditório da unidade (Av. Augusto de Lima, 1715 – Barro Preto, Belo Horizonte). Alda foi uma das mulheres que marcaram a construção da ciência no país e deu importantes contribuições para o enfrentamento das leishmanioses.

No dia 27 de agosto, a programação se volta para as comemorações conjuntas dos 125 anos da Fiocruz e dos 70 anos da unidade. A cerimônia acontece às 14h, no auditório, e contará com a presença do presidente da Fundação, Mario Moreira. Às 16h, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais presta homenagem aos diretores da instituição, em solenidade aberta a toda a comunidade, que será realizada na sede do Legislativo mineiro (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, Belo Horizonte).

Encerrando as celebrações, no dia 28 de agosto, às 17h, a Fiocruz concede o título de Pesquisadora Emérita a Maria Fernanda Furtado de Lima e Costa, por seu relevante trabalho na instituição, em cerimônia realizada no auditório. Logo após, às 18h, um coquetel comemorativo marcará o encerramento das atividades festivas. Paralelamente, a reunião do Conselho Deliberativo da Fiocruz também será realizada em Belo Horizonte, como parte da programação especial.