Serviço ambulatorial de atenção à saúde especializado em leishmanioses - Ambulatório Alda Lima Falcão. Atendimento médico ambulatorial especializado e apoio diagnóstico a pacientes com suspeita de leishmaniose tegumentar (LT) e leishmaniose visceral (LV).
Requisitos para atendimento
Usuários encaminhados por serviços do SUS, portador de ficha de referência com encaminhamento do profissional de saúde vinculado ao SUS e documento de identificação com fotografia.
Compromissos da instituição
Garantir acompanhamento por equipe multidisciplinar, buscando a integralidade e resolubilidade das ações de saúde, segundo as diretrizes do SUS. Atender 100% dos pacientes referenciados (encaminhados) aos serviços de saúde do ambulatório, assegurando o acesso às informações de saúde, segundo padrões de qualidade, sigilo e segurança preconizados em procedimento documentado pela unidade.
Observações
Não é realizada administração de medicamentos, apenas diagnóstico e acompanhamento.
Endereço:
Av. Augusto de Lima, 1715 - Barro Preto, Belo Horizonte - MG, 30190-009
(Entrada pela Rua Juiz de Fora s/n)
Horário de atendimento
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O Centro de Referência em leishmanioses (CRL) da Fiocruz Minas Gerais (Instituto René Rachou - IRR) realiza a avaliação de pacientes com suspeita de leishmaniose encaminhados das redes pública e privada. Após agendamento por telefone o paciente é acolhido pela secretária que irá coletar os dados pessoais. Em seguida, será encaminhado para consulta médica e coleta de material biológico a critério médico. Quando o diagnóstico de leishmaniose é confirmado, o paciente é encaminhado para tratamento. O tratamento será em posto de saúde ou no Instituto René Rachou ou com internação hospitalar ou em casa, que será determinado pela condição clínica do paciente e tipo de tratamento. Durante o tratamento o paciente tem acompanhamento clínico e laboratorial no IRR, para avaliação de eventos adversos. Após término do tratamento o paciente é acompanhado em consultas médicas no IRR por 1 ano ou 5 anos.
Os seguintes exames laboratoriais poderão ser realizados, se necessários:
Exame direto (imprint) e cultura de aspirado de lesão ou medula óssea, para pesquisa direta do parasito; PCR (Reação em cadeia da polimerase), para pesquisa de DNA do parasito; Hemograma; Exames bioquímicos; Anatomopatologia; Cultura de fungos; Eletrocardiograma.
É necessário:
O agendamento deve ser realizado, preferencialmente, por telefone.
Para agendamento é necessário informar:
No dia da consulta serão solicitados o encaminhamento médico e exames médicos recentes (se houver), além de documento de identificação (com foto), cartão do SUS e comprovante de residência.
Ver item “Horários e formas de contato”
O agendamento deve ser realizado durante o horário de atendimento do serviço, tendo em mãos os documentos listados. O mesmo canal também pode ser utilizado para esclarecer dúvidas.
O paciente deverá apresentar os documentos para o preenchimento do cadastro no sistema do ambulatório.
Documentação necessária:
Será solicitada assinatura de Termos de Consentimento e autorização para realização de eventuais exames.
Realizar Consulta com o médico especializado para confirmação ou não da suspeita de leishmaniose.
O atendimento será realizado de acordo com horário agendado.
Local do atendimento:
Av. Augusto de Lima, 1715 - Barro Preto, Belo Horizonte - MG, 30190-009.
Entrada pela Rua Juiz de Fora S/N.
Caso os sinais e sintomas sugiram leishmaniose, o paciente realizará exames de confirmação do diagnóstico (biópsia, aspirado de lesão e coleta de sangue).
Os resultados dos exames NÃO serão fornecidos no mesmo dia
Estes exames podem ser realizados no mesmo dia, porém ao final dos demais atendimentos.
O paciente será informado por telefone sobre a disponibilização dos resultados e será agendado retorno para entrega deste resultado.
Os resultados serão entregues presencialmente, em consulta no ambulatório.
NÃO é informado resultado por telefone.
Caso seja confirmado o diagnóstico de leishmaniose, o paciente é encaminhado para tratamento na rede pública (ou no IRR, dependendo do tratamento), com acompanhamento semanal presencial na Fiocruz, e receberá orientações médicas, de acordo com a conduta médica a ser adotada. Caso não seja confirmado o diagnóstico de leishmaniose o paciente é contra referenciado para rede pública ou de origem.
Segunda a quinta-feira de 7:30h às 17:00 h
Sexta-feira: 8:00h às 16 h
Turno |
Segunda-feira |
Terça-feira |
Quarta-feira |
Quinta-feira |
Sexta-feira |
Manhã 7:30 a 12:00 |
- |
- |
X |
X |
- |
Tarde 13:30 a 17:00 |
X |
X |
X |
X |
- |
Por telefone:
Presencial:
Av. Augusto de Lima, 1715 - Barro Preto, Belo Horizonte - MG, 30190-009
O usuário pode comparecer diretamente ao Ambulatório Alda Lima Falcão, tendo em mãos os mesmos documentos, para agendar uma consulta. Dar preferência para o agendamento por telefone.
Quanto tempo leva?
O tratamento da leishmaniose tegumentar varia de acordo com o medicamento. É realizado acompanhamento dos pacientes por pelo menos 12 mês(es) após o início do tratamento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
Tem direito a atendimento prioritário no dia da consulta as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo, pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
Av. Augusto de Lima, 1715 e 1520 Belo Horizonte, MG, CEP: 30.190-009
(31) 3349 - 7700 (Geral) - (31) 3349 - 7712 (Ambulatório)
Para imprensa: comunicacao.minas@fiocruz.br
Copyright ©️ | Todos os direitos reservados ao Instituto René Rachou Fiocruz Minas