Cristiane Pinheiro Gomes de Lima

 

Cristiane Lima. Foto: Cláudia Gersen

 

 

 

Natural de Capelinha, Minas Gerais, Cristiane Pinheiro Gomes de Lima é formada em Enfermagem. Sua contratação pelo IRR ocorreu no ano de 2005, pela pesquisadora Virgínia Schall, para trabalhar na secretaria acadêmica, com gestão de ensino. Desde que ingressou na instituição seu vínculo de trabalho é pelo regime CLT.

 

Cristiane trabalhou 7 anos no ensino e 2 anos na secretaria da diretoria. Desde a implementação do Serviço de Apoio a Projetos (SAPRO) da Fiocruz Minas, há 10 anos, ela está lotada nesse setor. A funcionária atua como coordenadora da equipe, composta por 6 pessoas, acompanhando a gestão financeira de projetos. O volume de trabalho é grande, com cerca de 200 projetos em andamento, envolvendo diversas atividades, como compras, pagamentos, gastos e tudo mais que o pesquisador precisar com relação à gestão dos recursos captados.

 

A funcionária comenta que o SAPRO cresceu muito, firmando uma reputação de confiança entre os pesquisadores do IRR, que confiam ao setor a movimentação dos recursos obtidos, trazendo tranquilidade para o encaminhamento de aspectos burocráticos e financeiros. Segundo Cristiane, o trabalho é de grande responsabilidade e estratégico para a instituição. O maior desafio é manter a constância na captação dos projetos, em uma conjuntura onde a ciência nem sempre é priorizada nas dotações orçamentárias.

 

Quanto à estrutura do IRR, Cristiane comenta que muita coisa mudou ao longo do tempo, principalmente com o aumento do número de trabalhadores. Para ela, a pandemia de Covid-19 foi um marco na história da instituição, que passou a ter maior visibilidade e reconhecimento social e político, resultando crescimento nas demandas e movimentação de projetos. Sobre a mudança de prédio, ela considera que a transferência para o edifício novo foi positiva, pois a equipe está acomodada em espaço mais amplo e confortável.

 

A funcionária pontua que o setor cresceu muito, a equipe trabalha motivada, pois o trabalho desenvolvido tem credibilidade e apoio institucional.  Ela se sente valorizada e é muito feliz nos seus anos de Fiocruz. A lembrança marcante que Cristiane destaca foi o momento de sua contratação. No ano de 2005 ela atuava como secretária da Dra. Beth, irmã da pesquisadora Virgínia Schall. A médica indicou Cristiane para a vaga aberta na secretaria de ensino do IRR. Segundo a funcionária, no momento da entrevista ela ficou nervosa e se sentiu intimidada pelo ambiente mais acadêmico da instituição. Apesar da educação e gentileza demonstradas por Virginia Schall, as atividades que ela deveria desempenhar, e o ambiente de trabalho, eram muito diferentes do que estava acostumada. Porém, Cristiane precisava muito do trabalho e diante do acolhimento da pesquisadora Virgínia, conseguiu se tranquilizar, passou na entrevista e foi contratada. Esse episódio, que até hoje marca Cristiane, a faz refletir em como a vida dela, e de muitas pessoas, foram impactadas pelo IRR.

 

Segundo a funcionária, ela sente que seu trabalho é importante, pois no final das contas os projetos geridos pelo SAPRO são voltados para a população, e uma boa execução faz toda a diferença para que os resultados cheguem aos usuários finais como, por exemplo, projetos que lidam com o rompimento da Barragem de Brumadinho e outros que tratam do desenvolvimento de vacinas.

 

Com relação à aposentadoria, a funcionária diz que não pensa sobre o tema, pois ainda falta bastante tempo, mas que pelo fato de ser contratada via CLT tem mais tranquilidade, já que esse vínculo oferece certa previsibilidade. Sobre o Projeto Memória, Cristiane ressalta sua importância para a valorização das pessoas, pois, mais do que equipamentos e estrutura, são os trabalhadores que fazem a instituição e é fundamental que tenham suas experiências registradas e reconhecidas.

 

 

 

Projeto Fiocruz Minas, patrimônio do Brasil: História, memória, ciência e comunidade

 

Agradecimento: Cristiane Lima pela entrevista concedida no dia 27/03/2025, no IRR, Belo Horizonte.

 

 

 

   

Contato

Av. Augusto de Lima, 1715 e 1520 Belo Horizonte, MG, CEP: 30.190-009

+55 (31) 3349 - 7700 (Geral) - Ambulatório: (31) 3349-7712

Para imprensa: comunicacao.minas@fiocruz.br


Copyright ©️ | Todos os direitos reservados ao Instituto René Rachou Fiocruz Minas