28/03/2025
Oferecer um passo a passo para nortear a elaboração de políticas públicas voltadas para a Assistência Farmacêutica com base em evidências científicas. Essa é a proposta do livro Políticas Baseadas em Evidência para Assistência Farmacêutica Municipal: Metodologia PBEAF e sua Aplicação na Seleção de Medicamentos, organizado pelas pesquisadoras Tatiana Luz, líder do grupo de Estudos Transdisciplinares em Tecnologias em Saúde e Ambiente (Getesa) da Fiocruz Minas; Carolina Dibai, coordenadora de Normalização e Fortalecimento da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e Elizabeth dos Santos, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) e colaboradora do Getesa. A publicação foi lançada no dia 19 de março, em Belo Horizonte, em um evento que reuniu representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, da Fiocruz Minas e de diversos municípios mineiros.
“Desde 2021, temos trabalhado com o tema políticas baseadas em evidências, assunto de grande relevância no Brasil e no mundo inteiro, devido ao impacto social que se pode gerar com políticas dessa natureza, por serem mais robustas do que aquelas que não têm esse suporte. A questão é o que são evidências afinal? Como fazer uma política baseada em evidências, qual é o passo a passo, como começar e finalizar uma política usando as evidências? Essas foram perguntas que nos fizemos e, ao buscar na literatura disponível, percebemos que não havia respostas muito claras. Então, o livro nasce com o objetivo de oferecer essas respostas. Nosso intuito foi fazer algo com aplicabilidade prática, que pudesse contribuir com os gestores e formuladores de políticas para a Assistência Farmacêutica e aproximar a academia da sociedade”, explica a pesquisadora Tatiana Luz, coordenadora do projeto.
Com 263 páginas, a publicação conta com versão impressa, com tiragem limitada, e também está disponível em versão online, no Repositório Arca da Fiocruz, podendo ser acessada gratuitamente. O livro conta com três unidades. A primeira delas traz os fundamentos teóricos, explicando conceitos e mostrando a forma como a Metodologia PBEAF foi desenvolvida, bem como todas as etapas operacionais que envolvem a elaboração de uma política baseada em evidência. A segunda unidade mostra a aplicação da metodologia para lidar com um dos principais desafios da Assistência Farmacêutica, que é a seleção de medicamentos, que trata de vários pontos, inclusive da escolha dos medicamentos a serem ofertados à população. Já a terceira unidade, também com foco na prática, apresenta planos de ação de 28 municípios de Minas Gerais, já solucionando problemas reais a partir da aplicação da Metodologia PBEAF.
“Tanto a segunda quanto terceira unidades resultaram de uma capacitação realizada em 2023, em parceria com a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), com duração de cerca de três meses, em que apresentamos a metodologia para profissionais que atuam na Assistência Farmacêutica de diferentes municípios do estado. O curso, em formato EAD, contou com oficinas e tutorias, possibilitando que os participantes pudessem aplicar o aprendizado em seus territórios”, explica Tatiana.
Além das três unidades, a publicação conta com um material suplementar, intitulado Ferramenta Tecnológica de Gestão, desenvolvida por meio de editor de planilhas, que permite concentrar as informações geradas ao longo do processo em um só local, viabilizando o monitoramento e a avaliação dos resultados intermediários e finais de maneira prática e rápida. De acordo com a pesquisadora, trata-se de uma ferramenta bastante útil, uma vez que a metodologia é baseada em evidências científicas, experiência profissional dos envolvidos e avaliação constante, gerando um grande volume de dados. “O desenvolvimento de uma política baseada em evidências requer uma equipe multidisciplinar e uma interação constante entre todos os envolvidos. Assim, esse material de apoio é fundamental”, afirma Tatiana.
Para disseminar a Metodologia PBEAF apresentada no livro, o grupo Getesa promoverá uma nova oficina introdutória, prevista para o mês de julho, que contará com simulação de problemas e estudos de caso. “Fazer uma política baseada em evidência é bastante desafiador e um recurso como o livro facilita muito esse processo. Contribui não somente para você ter uma política, mas também para se ter uma rota robusta para a ação”, destaca a pesquisadora.
Av. Augusto de Lima, 1715 e 1520 Belo Horizonte, MG, CEP: 30.190-009
+55 (31) 3349 - 7700 (Geral) - Ambulatório: (31) 3349-7712
Para imprensa: comunicacao.minas@fiocruz.br
Copyright ©️ | Todos os direitos reservados ao Instituto René Rachou Fiocruz Minas