Fiocruz Minas é agraciada com a Ordem do Mérito Legislativo da ALMG

A Fiocruz Minas foi uma das instituições homenageadas, nesta terça-feira (16/9), com a Ordem do Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A cerimônia, realizada no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, integra as comemorações dos 190 anos do Parlamento mineiro e reuniu autoridades, parlamentares e representantes de entidades de diversas áreas.

Criada em 1982, a condecoração é a mais importante honraria concedida pelo Legislativo de Minas e reconhece personalidades e instituições que se destacam por iniciativas de relevância pública e promoção da cidadania. Neste ano, foram agraciadas 226 personalidades e organizações de setores como saúde, ciência, justiça, educação, comunicação, cultura, comércio e inclusão social.

A diretora da Fiocruz Minas, Cristiana Brito, destacou a importância da homenagem. “Considero de extrema relevância receber essa condecoração como reconhecimento do trabalho que a Fiocruz Minas tem exercido em prol da saúde pública. Esse reconhecimento é fruto do alinhamento do nosso trabalho com o parlamento, realizado por diversos diretores que me antecederam, especialmente a Dra. Zélia Profeta”, afirmou.

Representando a Presidência da Fiocruz, a coordenadora de Estratégias de Integração Regional e Nacional, Zélia Profeta, ressaltou a satisfação com a honraria. “Estamos muito felizes por sermos reconhecidos e termos recebido essa honraria tão importante para a nossa instituição que, em 2025, está completando 70 anos. Esse reconhecimento é mais uma demonstração do trabalho em ciência, tecnologia e inovação que vem sendo realizado pela Fiocruz, pensando na saúde e no bem-estar da população do estado e do Brasil”, destacou Zélia, que foi diretora da Fiocruz Minas entre 2012 e 2021.

Responsável pela indicação da Fiocruz Minas, a deputada Beatriz Cerqueira (PT), presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, ressaltou o papel da instituição para a saúde da população. “O que nós temos de qualidade de vida, o que nós temos de enfrentamento à Covid e a tantas outras doenças, nós devemos à Fiocruz. Então, o mínimo que Minas Gerais poderia fazer é reconhecer, através da mais alta honraria do Poder Legislativo, que é essa medalha, o papel da Fiocruz. Então, eu não tive dúvida que, ao celebrarmos os 70 anos da Fiocruz Minas, a nossa indicação precisava ser para essa importante entidade”, declarou.

O presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB), também enalteceu o legado dos agraciados. “Aos condecorados o nosso respeito e nossa admiração. Que essa medalha os inspire a prosseguir sempre guiados pelos princípios que tanto defendeu Tancredo Neves ao afirmar que servir é a mais nobre das missões da vida pública. E é nisso que também acreditamos e esse sempre será o compromisso da Assembleia de Minas. Parabéns aos agraciados”, afirmou.

O orador oficial do evento, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-governador de Minas, Antonio Augusto Anastasia, rememorou passagens da história política mineira e reforçou o espírito democrático que marca a atuação da ALMG. “Em Minas, podemos ser adversários políticos, mas jamais inimigos”, destacou.

Ao longo da solenidade, os parlamentares ressaltaram que a Ordem do Mérito Legislativo reafirma o compromisso da Casa com a democracia, o diálogo e a valorização de iniciativas que fortalecem a sociedade mineira. A cerimônia de agraciamento contou com apresentação do músico Marcus Vianna e a presença de presidentes de outras assembleias que também completam 190 anos de história em 2025.