Covid-19- Fiocruz Minas promove reunião a distância para alinhamento de ações
A direção da Fiocruz Minas realizou, na última segunda-feira (23), uma reunião por webconferência com o intuito de atualizar a comunidade interna sobre as ações que vêm sendo adotadas, em virtude da pandemia de Covid-19. Durante o encontro virtual, a diretora Zélia Profeta anunciou que a unidade vai atuar no diagnóstico dos casos suspeitos em Minas Gerais sob a coordenação da Funed.
“Já nos reunimos com a Funed, que é a responsável pelos testes no estado, e também com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, para acertamos as ações. Estamos fazendo tudo com muito cuidado, pois nesse tipo de processo não pode haver amadorismo. É preciso se planejar e agir de forma coordenada”, destacou.
Segundo a diretora, a possibilidade de descentralizar o diagnóstico é resultado do trabalho que vem sendo discutido no Ministério da Saúde, com forte participação do Comitê de Enfrentamento da COVID-19 da Fiocruz, que, antes mesmo da confirmação dos primeiros casos no país, iniciou um processo de capacitação dos laboratórios de referência dos estados, bem como dos laboratórios de mais nove países, juntamente com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
“Com o aumento do número de casos e o atraso no diagnóstico, a Fiocruz iniciou uma discussão para que as suas unidades que tiverem estrutura também sejam envolvidas nessa ação, de forma que os testes possam sem feitos em tempo mais rápido”, explicou Zélia, lembrando que todas as ações da Fundação são coordenadas pelo Comitê de Enfretamento da Covid-19, gerenciado pelo coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência, Rivaldo Venâncio, e pelo chefe de gabinete, Valcler Rangel.
Zélia informou sobre a importância dos pesquisadores que tiverem ideias de projetos sobre o tema encaminhem para a direção para serem apresentados à Presidência.
Ações de divulgação científica também estiveram em pauta. Um grupo de trabalho, sob coordenação vice-diretora de Educação, Informação e Comunicação, Cristiana Brito, será criado, com o intuito de reunir ideias e pensar estratégias de divulgação da ciência, relacionadas à Covid-19. Algumas sugestões foram apontadas durante a reunião.
Também estiveram em discussão outras iniciativas, como a impressão de insumos e materiais por meio da tecnologia 3D. O pesquisador Rubens Lima do Monte, que possui um equipamento de impressão em seu laboratório, mencionou algumas possibilidades.
Encerrando as discussões, a diretora Zélia Profeta destacou que o CD Fiocruz está em reunião permanente. “A Fiocruz é parte da solução desta pandemia e vamos fazer isso sempre dando transparência a todas as nossas ações”, ressaltou.