Se você teve o diagnóstico de Covid-19 e percebeu que algum sintoma permaneceu ou surgiu nas semanas seguintes após a infecção, então, pode participar do Monitoramento Fiocruz Vita. O estudo vai acompanhar os pacientes, durante 18 meses, por meio de exames laboratoriais, com o intuito de verificar alterações no sistema imune e no sangue devido à doença, bem como os danos teciduais, e a relação dessas alterações com as condições pós-covid. Além disso, os participantes da pesquisa passam por tratamento com uma equipe com profissionais de diferentes especialidades.
O Monitoramento Fiocruz Vita teve início no mês de abril e, desde então, vem acompanhando centenas de pessoas que, após a doença, passaram a ter sintomas, como alteração no olfato e paladar, cansaço, fraqueza, tosse, alteração de humor, queda de cabelo, dificuldade de concentração, entre outros. O estudo é realizado pela Fiocruz Minas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA-BH) e o Ministério da Saúde.
Para participar- Podem participar da pesquisa crianças maiores de cinco anos e adultos de qualquer idade, que morem em Belo Horizonte. Os interessados em participar devem preencher o formulário online, disponível em https://redcap.link/fiocruzDATAmonitoramentoVITA. Após o preenchimento, a equipe do Monitoramento Fiocruz Vita entrará em contato para informar sobre as próximas etapas.
Os pesquisadores vão acompanhar os participantes, por meio de encontros presenciais, que acontecerão no Centro de Saúde Carlos Prates. Ao todo, serão cinco consultas, sendo uma primeira para a inclusão dos participantes no estudo e, depois, mais quatro nos tempos de 1 mês, 3, 6 e 12 meses após o primeiro encontro.
Av. Augusto de Lima, 1715 e 1520 Belo Horizonte, MG, CEP: 30.190-009
(31) 3349 - 7700 (Geral) - (31) 3349 - 7712 (Ambulatório)
Para imprensa: comunicacao.minas@fiocruz.br
Copyright ©️ | Todos os direitos reservados ao Instituto René Rachou Fiocruz Minas