Fiocruz Minas recebe estudantes durante as férias para curso de inverno
Se para muita gente julho é um mês para descansar e relaxar, para a turma de alunos que participou do Curso de Inverno em Doenças Infecciosas e Parasitárias (Cidip) do IRR foi um período para estudar, aprender coisas novas e trocar experiências. Durante uma semana e meia, os estudantes puderam assistir a dezenas de palestras, conhecer laboratórios e vivenciar, na prática, o dia-a-dia de uma instituição de pesquisa.
Tendo como tema Desafios e ferramentas para o controle e erradicação [das doenças], o Cidip 2019 contou com um módulo teórico, realizado no período entre 22 e 27 de julho, e outro prático, promovido de 29 a 31 de julho. As palestras foram ministradas por pesquisadores de diferentes instituições, entre elas Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de São Paulo (USP), Instituto Butantan, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro MG), Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), além da Fiocruz Minas.
Vacinas, técnicas de imunização e de sequenciamento genético, métodos de diagnósticos, além de um panorama sobre doenças infecto-parasitárias reemergentes foram alguns dos temas em discussão, durante o módulo teórico. Houve ainda uma sessão pipoca, com a exibição do filme Blade Runner – O caçador de andróides, e um minicurso sobre escrita científica e apresentação de dados científicos.
“O encerramento dessa parte teórica aconteceu no sábado (27), quando os alunos se dividiram em grupos e apresentaram trabalhos sobre algum dos temas ministrados, já usando as técnicas passadas durante o minicurso. Fizemos no modelo do Pint of Science, com muita descontração e música para encerramento das atividades”, conta a pesquisadora Cristina Toscano, coordenadora do Cidip.
Para o módulo prático, foram oferecidos quatro temas: avaliação da atividade da polimerase do vírus influenza em sistema de expressão transitória; expressão e purificação de proteínas recombinantes; identificação e exame de triatomíneos; imunofenotipagem por citometria de fluxo. Nesta etapa, os estudantes foram para dentro dos laboratórios, tendo a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento das atividades de pesquisa em andamento na unidade.
Em sua segunda edição, o Cidip 2019 ofereceu 50 vagas. Ao todo, foram recebidas 201 inscrições. Os participantes selecionados vieram de diversos estados do Brasil, sendo a maioria deles alunos de graduação.
Um formulário de avaliação do curso foi disponibilizado, de forma que os participantes possam registrar suas opiniões. Entre os que já responderam, um total de 33, a avaliação é positiva: são 87% dando nota máxima para o curso e 88% declarando que a atividade despertou interesse em fazer estágio no IRR. Organização do evento e palestrantes também tiveram ótimas avaliações, recebendo nota máxima por parte de 79% e 76%, respectivamente.
“As avaliações demonstram o sucesso dessa atividade. O curso representa uma oportunidade de treinamento em temas específicos, além de promover momentos de interação entre pesquisadores e estudantes e ainda entre pesquisadores do IRR e de outras instituições. É uma forma de divulgar nossos programas de pós-graduação, alavancar a pesquisa no país e criar oportunidades de colaborações”, destaca a coordenadora.
O curso recebeu investimentos da Capes, Kasvi, Lab Research. Contou ainda com o apoio da Rede de Pesquisadores e Serviço de Apoio a Projetos (Sapro/IRR).