Foram prorrogadas até o dia 06 de março as inscrições para o ciclo de formação da
PBL – Periferia Brasileira de Letras, uma iniciativa da Cooperação Social da Fiocruz. Tendo por mote a literatura como direito humano, o projeto PBL propõe a criação de uma rede de coletivos literários de favelas e periferias em 9 capitais brasileiras para reivindicação de políticas públicas no campo da leitura, livro e literatura adequadas às demandas por direitos dos seus territórios.
Em seu primeiro ano, podem se inscrever grupos atuantes em periferias e favelas de centros urbanos brasileiros das seguintes capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Fortaleza, Recife, Natal e Salvador.
Ao todo, serão sete meses com encontros virtuais divididos em três etapas: 1 – Curso para a rede PBL ampliar sua participação na construção de políticas públicas sobre o livro, leitura e literatura para territórios periféricos; 2 – Produção de um documentário que registre a experiência dos coletivos e que registre a diversidade literária produzida em diversas regiões do Brasil; 3 – Criação de um Fórum e a construção de uma agenda coletiva de articulação política e cultural da rede Periferia Brasileira de Letras para 2022.
Como se inscrever
Apenas uma pessoa física, com conta corrente ativa, deverá ser o representante para receber o valor da bolsa de estudo nos quatro meses da etapa “Promoção da Literatura em Periferias: curso de territorialização de políticas públicas saudáveis”. Para se inscrever, o coletivo e/ou grupo, formalizado ou não, deve ter no mínimo um ano de atuação na área da leitura, livro e literatura, ter um portfólio com imagens postadas em redes sociais de eventos realizados, publicações e/ou calendário de atividades regulares e atuar em território de favela ou periferia nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Brasília, Natal, Recife, Salvador, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte ou Rio de Janeiro. Ademais, preencher corretamente o formulário de inscrição e entregar até a data limite, que é 06 de março.
A rede PBL é uma plataforma colaborativa que busca por meio da participação popular de coletivos literários a construção coletiva de políticas públicas para territórios de favelas e periferias. O projeto tem também o objetivo de colaborar para o aprofundamento de um campo que seja agregador das diversas literaturas existentes no Brasil, dando visibilidade aos coletivos e grupos participantes dessa rede e, mais ainda, à diversidade da produção da criação literária de favela e periferia.
Para mais informações, envie mensagem para o e-mail:
periferiabrasileiradeletras.pbl@gmail.com. Ou acesse as redes sociais do projeto:
Instagram,
Facebook e
Twitter.
Texto: Ascom/ Cooperação Social da Fiocruz