As coleções científicas no século XXI é o tema central do 3º Encontro Mineiro de Coleções Biológicas, que acontece nos dias 4 e 5 de dezembro, em Belo Horizonte. O evento, organizado pelos curadores das coleções da Fiocruz Minas -sob coordenação da pesquisadora Rita de Cássia Moreira de Souza-, pretende reunir estudantes e profissionais de diversas partes do país que atuam nesse segmento, possibilitando-lhes trocar ideias e compartilhar informações. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de novembro, no seguinte endereço:
www.minas.fiocruz/emcb2017/.
Palestras, mesas-redondas e duas conferências fazem parte da programação. Durante os dois dias de evento, estão previstas 12 atividades, ministradas por especialistas da Fiocruz e ainda da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade de Brasília (UnB) e Puc Minas. Temas como desafios na gestão de diferentes acervos, a nova lei de biodiversidade, as inovações tecnológicas da era digital, entre outras questões, estarão em debate.
“ A ideia é discutir as principais questões que envolvem a área, possibilitando atualizar nossos conhecimentos, por meio da troca de experiências e informações. Nossa expectativa é que o encontro reúna um grande número de estudantes e profissionais interessados no tema, de forma a enriquecer o debate”, afirma Rita.
Em sua terceira edição, o encontro, que acontece a cada dois anos, será realizado no auditório da Associação Mineira do Ministério Público (Rua Timbiras, 2928, Barro Preto). O evento tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz e da diretoria da Fiocruz Minas.
Para conhecer a programação do encontro e fazer a inscrição, acesse:
http://www.minas.fiocruz.br/emcb2017/index.html