30/04/2021
“Arte, ciência e escola” foi o tema da 5ª edição da Marcha pela Ciência, ocorrida na última quarta-feira (28). O evento, realizado virtualmente, foi organizado por diversas instituições de ensino e pesquisa de Minas Gerais e contou com a participação de estudantes, professores, pesquisadores e outros profissionais das áreas de educação, ciência e comunicação. Com transmissão pelo canal do Youtube, algumas atividades totalizaram mais de 600 visualizações.
Oficinas, palestras e debates fizeram parte da programação, que começou às 9h e foi até às 20h. Ao longo de todo o dia, a divulgação científica e o ensino das ciências estiveram em discussão, por meio de sete mesas que debateram, por exemplo, o direito à educação, o papel das feiras de ciências, as ciências humanas, entre outros assuntos.
Já nas oficinas, os participantes aprenderam a usar tirinhas na sala de aula e a fazer experimentos que podem funcionar como um show de mágica no ensino das ciências. Puderam ainda compor um rap científico e criar uma identidade visual para um evento científico, além de participar de uma mostra sobre representações artísticas da ciência, feitas por alunos de ensino médio e fundamental.
O evento contou com a cobertura da imprensa mineira, sendo veiculado nas rádios Inconfidência, Itatiaia e Band News e na Rede Minas de Televisão. Quem não teve condições de assistir em tempo real, pode ter acesso às apresentações disponíveis no canal do Youtube do Coletivo Ciência, Tecnologia e Sociedade em Movimento (CTSMOV-MG), por meio do seguinte link: https://www.youtube.com/channel/UC_Lq80qbzxZP4HaDlozP5dA.
Av. Augusto de Lima, 1715 e 1520 Belo Horizonte, MG, CEP: 30.190-009
(31) 3349 - 7700 (Geral) - (31) 3349 - 7712 (Ambulatório)
Para imprensa: comunicacao.minas@fiocruz.br
Copyright ©️ | Todos os direitos reservados ao Instituto René Rachou Fiocruz Minas