Nota pública de repúdio à difamação da Fiocruz e de seus trabalhadores

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e sua comunidade de profissionais, que há 114 anos contribuem para avanços significativos no campo da saúde pública, manifestam profunda indignação pela forma desrespeitosa e desprovida de embasamento com que o colunista Rodrigo Constantino vem sistematicamente publicando conteúdos contrários à instituição e ao trabalho de seus pesquisadores e professores. Além de carecer de argumentação consistente, componente essencial para um debate democrático qualificado, os conteúdos publicados pelo autor abusam de adjetivos e juízos de valor sem nenhuma sustentação na tentativa de distorcer a atuação da Fiocruz.

Fabricamos milhões de doses de vacinas e kits de diagnóstico; produzimos milhões de unidades de medicamentos a cada ano, beneficiando centenas de milhares de brasileiros; formamos milhares de estudantes em todas as regiões do país; nossos pesquisadores sistematicamente estão em todas as regiões brasileiras, nos laboratórios e no campo, buscando resoluções para problemas de saúde, renovando uma tradição iniciada por Oswaldo Cruz, Carlos Chagas e tantos outros cientistas brilhantes; publicamos anualmente milhares de trabalhos em revistas científicas indexadas e reconhecidas mundialmente; sediamos centros de referência da Organização Mundial da Saúde (OMS);  desde os primeiros anos no século passado, temos firmado dezenas de parcerias com empresas e indústrias privadas nos campos da produção e da pesquisa.  Eis apenas parte do rol de contribuições que a Fiocruz traz aos cidadãos deste país. Excelência reiterada por reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta segunda-feira, 2 de junho de 2014, que colocou a Fiocruz como melhor instituição de pesquisa do Brasil, segundo ranking feito pela Universidade de Leiden, na Holanda.

A recente pesquisa Nascer no Brasil, que acompanhou mais de 23 mil mulheres, colhendo dados de 266 hospitais públicos e privados localizados em 191 municípios e realizada em parceria com outras instituições científicas do país, é outro exemplo de esforço permanente institucional na promoção da saúde e no desenvolvimento social.

A Fiocruz está - como sempre esteve, conforme sua trajetória pública comprova - aberta a críticas e ao debate qualificado. O empenho desta instituição na luta pelo restabelecimento do regime democrático que felizmente vivemos em nosso país faz parte desta opção histórica. Contudo, jamais deixaremos de exigir respeito ao trabalho desenvolvido pelos profissionais desta casa que se dedicam todos os dias a melhorar as condições de saúde de milhões de brasileiros e que o fazem para termos um país mais justo. Os trabalhadores da Fiocruz têm profundo orgulho por integrar esta instituição a serviço da vida.

Fonte:

 Portal Fiocruz: http://portal.fiocruz.br/pt-br/content/nota-publica-de-repudio-difamacao-da-fiocruz-e-de-seus-trabalhadores   Agência Fiocruz de Notícias: http://www.agencia.fiocruz.br/nota-p%C3%BAblica-de-rep%C3%BAdio-%C3%A0-difama%C3%A7%C3%A3o-da-fiocruz-e-de-seus-trabalhadores  

Contato

Av. Augusto de Lima, 1715 e 1520 Belo Horizonte, MG, CEP: 30.190-009

(31) 3349 - 7700 (Geral) - (31) 3349 - 7712 (Ambulatório)

Para imprensa: comunicacao.minas@fiocruz.br


Copyright ©️ | Todos os direitos reservados ao Instituto René Rachou Fiocruz Minas