Pesquisador do IRR na coordenação do Fórum de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Abrasco
O pesquisador Sérgio William Viana Peixoto, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Fiocruz Minas, passa a compor a coordenação do Fórum de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Abrasco. O anúncio foi feito durante o último encontro do fórum, realizado nos dias 23 e 24 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. A nova coordenação conta ainda com o professor Adauto Emerich, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e a professora Mônica Angelim, da UFBA.
O Fórum de Pós-Graduação em Saúde Coletiva foi criado pela Abrasco em 1996, com o intuito de reunir e estreitar os laços entre os coordenadores de todos os programas de pós-graduação em Saúde Coletiva do país. A ideia é promover uma troca de experiências, por meio de discussões acerca das diversas questões que permeiam a área.
“ É, sem dúvida, um espaço de muito aprendizado, onde temos a oportunidade de conhecer o trabalho das várias instituições que atuam na área. E é também um lugar em que se discutem os rumos da área, o sistema de ensino, a inserção no mercado e o contexto político. O fórum também tem o papel importante de dialogar com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), propondo, por exemplo, indicadores para o sistema de avaliação”, explica Sérgio, que terá um mandato de três anos na coordenação do fórum.
Os coordenadores dos 89 Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Brasil têm assento no fórum, e os encontros acontecem duas vezes por ano. Aos membros da coordenação do fórum cabe a tarefa de definir a agenda das reuniões, bem como buscar o consenso do grupo, sempre que houver necessidade de se pronunciar em relação a algum tema. Desde que foi criado, o fórum tem cumprido sua missão de atuar em prol da socialização, vocalização e tomada coletiva de decisões, permitindo a todos os participantes expressarem suas ideias e reivindicações.
Foto publicada originalmente no Facebook da Abrasco