IRR e parceiros promovem curso sobre controle de vetores para o SUS

Uma parceria entre diferentes instituições está possibilitando a realização do curso de Formação Técnica Continuada em Controle de Vetores para o SUS, com o objetivo de resgatar e compartilhar técnicas de controle, planejamento e avaliação, considerando o atual contexto ecoepidemiológico e social do país. A atividade é ministrada pelo Laboratório de Referência em Triatomíneos e Epidemiologia da Doença de Chagas do Instituto René Rachou, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e da Coordenação de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz (CVSLR), e parceria do Instituto Federal de Bambuí (IFB).

O programa inclui triatomíneos, culicíneos, anofelinos, flebótomos, culicoides, carrapatos, pulgas e moluscos transmissores da esquistossomose. O curso terá um módulo teórico, com duração de 46 horas, oferecido remotamente e síncrono, e um módulo prático presencial, com 142 horas, que será no Posto Avançado Emmanuel Dias em Bambuí, em parceria com o IFB.

Participam da atividade cerca de 25  coordenadores ou supervisores de atividades de controle de vetores, indicados pela SES-MG.  O módulo teórico acontece no período entre 5 e 26 de maio, e o módulo prático nos períodos de 23 de junho a 4 de julho e entre 11 e 22 de agosto, com participação dos demais laboratórios de referência e coleções do IRR e de diferentes especialistas de renome nacional e internacional. O curso é coordenado pelos pesquisadores Liléia Diotaiuti, Ima Braga e Fabiano Pimenta.