IRR participa de articulação para auxiliar a Funed na realização de diagnósticos de Covid-19
A Fiocruz Minas está participando de uma rede formada por algumas instituições do estado de Minas Gerais, que tem por objetivo auxiliar a Fundação Ezequiel Dias (Funed) na realização do diagnóstico da Covid-19. A Funed é o laboratório de referência estadual e é responsável por realizar os testes nas amostras dos casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Além da Fiocruz Minas, fazem parte dessa rede o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), a Fundação Hemominas e o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad\UFMG). A ideia é que todas essas instituições funcionem como uma “extensão” da Funed, de forma a estabelecer uma rede de auxílio mútuo, possibilitando que os resultados dos testes saiam mais rapidamente.
As negociações para o estabelecimento dessa parceria começaram há cerca de um mês, depois que a FUNED abriu um edital para ampliar a rede de laboratórios do estado para a realização de diagnóstico.
"Uma das dificuldades para dar mais rapidez aos testes é a fase da extração do RNA e com essa rede será possível fazermos extrações automatizadas e com isso dar mais celeridade ao diagnóstico. Assim, a Funed, que estava testando cerca de 200 a 300 amostras por dia, passará a testar aproximadamente 2 mil amostras, o que permitirá zerar a fila de espera rapidamente”, explica a diretora da Fiocruz Minas, Zélia Profeta.
A Fiocruz Minas dará início aos testes para diagnóstico laboratorial da Covid-19 a partir da próxima segunda-feira (13\4). Inicialmente, serão realizados cerca de 200 testes por dia, mas, em breve, quando todos os equipamentos já estiverem operando, a capacidade do laboratório da unidade será de fornecer entre 350 e 400 testes por dia.
Atualmente, conforme determinação do Ministério da Saúde, são realizados exames laboratoriais apenas para pacientes hospitalizados com síndrome respiratória grave e para profissionais da área da saúde e segurança com sintomas respiratórios.